Os perfis nas redes sociais garantem direito de marca?

Os perfis nas redes sociais garantem direito de marca?

Os perfis nas redes sociais garantem direito de marca? 

Será que ter redes sociais e um site do seu negócio é suficiente para garantir o direito da sua marca? Tem dúvidas sobre a exclusividade do nome da sua marca no meio digital? Criar perfis para a sua empresa e para o seu produto nas mídias sociais é um ótimo diferencial, mas é importante entender quais são os requisitos para registrar e preservar legalmente o seu patrimônio.

Confira o vídeo da Dra.Vanessa Albuquerque, advogada CEO da Cone Sul Marcas e Patentes, e leia o texto para entender quais as implicações das redes sociais na proteção da sua marca e o que é necessário para de fato resguardar juridicamente esse tipo de propriedade.

O nome do perfil nas redes sociais garante a proteção de uma marca?

Seu negócio está em ascensão e crescendo mais a cada dia, os consumidores procuram seu serviço pelo nome da sua marca e te conhecem pelas redes sociais! Plataformas como Facebook, Instagram e Youtube ajudam você a se conectar com clientes, engajar, divulgar a sua marca e impulsionar seus leads e vendas.

Entretanto, quando falamos sobre proteção jurídica, os perfis nas redes sociais e sites NÃO garantem o registro e nem a exclusividade da marca.

Muitos empreendedores acreditam quea divulgação na internet já assegura e reserva a marca, o nome e a identidade visual, porém, a única forma depreservar esse bem perante a legislação é requerendo registo de marca no órgão INPI.

Qual a importância de registrar uma marca no INPI?

O INPI é a única autarquia competente que você pode recorrer para reivindicar o registro do seu nome, passar pelo trâmite administrativo e ter a concessão da marca para sua empresa. Como pedido concedido, você terá a propriedade da sua marca e poderá impedir terceiros de utilização indevida e investir nesse patrimônio como ativo, podendo até vendê-lo futuramente e ainda sim continuar com a sua empresa - já que são propriedades diferentes.

Portanto, a nossa dica é: preste atenção e verifique se a sua marca é protegida conforme a legislação requerer e os atos normativos do INPI, já que as redes sociais são importantes apenas para o crescimento na parte comercial e publicitária do seu negócio.

Garantir a marca como sua propriedade é uma das etapas mais assertivas para construir um patrimôniosólido e duradouro. Por isso, tenha zelo com o registro da sua marca no INPI e acompanhe as publicações do órgão paraevitar surpresas futuras que podem prejudicar o andamento do seuempreendimento.

Caso queira entender mais sobre comofunciona o requerimento de marca perante o INPI ou sobre o que fazer seencontrar uma marca parecida com a sua, acesse nossas mídias sociais e confiranossos artigos e vídeos com temas relevantes!

Dra. Vanessa Albuquerque

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