Caso Garoto: como um deslize pode afetar a sua empresa e a gestão de marca pode evitar isso

A reputação de qualquer marca está intimamente ligada à reputação da empresa e do próprio empresário. A marca ao longo de sua utilização acaba criando e integralizando a personalidade da empresa e como a gestão de marcas é conduzida.

Alguns exemplos são fáceis de serem entendidos: A marca Apple nos remete a eficiência tecnológica e inovação, ou seja, personalidade inovadora; a marca Coca Cola nos dá a sensação de refrescância, ou seja, nos gera emoção degustativa; a marca Seda, nos dá a sensação de maciez, ou seja, a emoção do cuidado, assim, as marcas acabam que possuindo uma personalidade única e exclusiva.

Para gerar estes sentimentos aos consumidores é preciso trabalho de marketing contínuo e criativo com campanhas publicitárias com foco na gestão das marcas.

Todavia, é um erro quando a empresa gira e se foca sobre apenas uma marca, criando vários produtos e para todos se utiliza apenas de uma marca. Tal conduta pode levar a empresa a ter sérios prejuízos, pois, quando um produto por um infortúnio gera ou causar qualquer dano ao consumidor, ou sofre limitações de órgãos reguladores, o dano não se restringe a apenas um produto e sim a toda a empresa.

Recentemente, a empresa Garoto fabricante do famoso e tradicional chocolate Garoto sofreu punição da Anvisa obrigando a retirada de lotes do chocolate por haver suspeita que lotes de barras de chocolate ao leite Castanhas de Caju e Castanhas de Caju e Uva Passas tenham sido contaminados por pequenos fragmentos de vidro durante o processo de produção dos produtos.

Pronta e diligentemente, a empresa Garoto tomou todas as providências para que o produto não fosse comercializado e paralisou as máquinas que fabricam tais lotes, por estarem preocupados tanto com seus consumidores fiéis quanto pela preocupação da reputação da marca que é o grande e valioso ativo intangível da empresa.

Uma decisão de não se utilizar de apenas uma marca para identificar todos os produtos é recomendada, devendo assim, cada produto ter a sua própria marca exclusiva, evitando que a reputação dos outros produtos sejam prejudicados pelo desgaste comercial de um produto. Desta forma, a empresa realiza uma gestão de marcas eficiente e protetiva resguardando os outros produtos fabricados pela mesma empresa.

A gestão de marcas é um procedimento essencial a toda empresa que preza o seu maior patrimônio, as marcas.

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