Marcas

O Registro de Marca é Obrigatório?

O Registro de Marca é Obrigatório?

Uma das primeiras perguntas que ouvimos quando estamos em consulta com um potencial cliente é: “O registro de marca é obrigatório?”

Interessante pensarmos na “Obrigatoriedade” como algo que não é imposto pela legislação.

A Lei da Propriedade Industrial (LPI) não obriga nenhuma empresa, ou até alguma pessoa a proteger, ou requerer a proteção da marca que está sendo utilizada.

Em contra partida, a Lei só irá beneficiar quem puder ser enquadrado por seus embasamentos legais. Assim, podemos pensar que o enquadramento da sua empresa  pela LPI pode trazer alguns benefícios para impedir a utilização indevida de terceiros que usurpam a “sua” marca.

O registro de marca é obrigatório?

Caso a sua marca não seja requerida pelo INPI, não haverá penalidades, multas etc. Inclusive a autarquia responsável, INPI, não é fiscalizadora, sendo assim não verifica o que ocorre no mundo corporativo quando não provocado.

Entretanto, o que precisa ser analisado é “DIANTE AO NÃO REGISTRO/REQUERIMENTO DE MARCA, COMO A LEI PERMITE  IMPEDIR TERCEIROS DE UTILIZAR A “MINHA MARCA”?”.

Esta é a análise que precisa ser feita! Realmente o Estado não lhe obriga a registrar sua marca. Contudo, garante direitos caso ela seja requerida/registrada.

Assim, analisando ponto-a-ponto do uso da marca, levando em consideração:

* a vulnerabilidade que o empresário pode estar quanto a ser impedido de utilizar a marca a qualquer momento;

* o esforço que pode ser em vão, por tornar conhecida marca que não foi protegida; e do outro lado,

* a proteção que a Lei garante no caso de Registro.

sem dúvida, a Proteção no INPI, é a melhor alternativa, para que o investimento com a sua marca seja menos improvável e mais lucrativa.

Pense! Se quando um filho nasce, um dos primeiros atos é registrá-lo no Cartório para que você possa chamá-lo de seu, por que com a Marca da sua empresa ou dos seus produtos seria diferente?

Dra. Vanessa Albuquerque

Ainda tem dúvidas?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.