Como é feita a pesquisa de marca no INPI?

Como é feita a pesquisa de marca no INPI?

Como é feita a pesquisa no INPI?

Uma das etapas mais importantes para dar entrada a um pedido de registro de marca é a pesquisa de viabilidade no INPI. Muitos empreendedores e empreendedoras se organizam para registrar uma marca, mas esquecem de procurar se há negócios similares ou características que podem ser diferenciadas considerando os negócios que já possuem licença de uso de marca.

A pesquisa no INPI é feita ao longo de todo o processo de solicitação de registro, uma vez que as atualizações, publicadas semanalmente pela autarquia, podem influenciar no deferimento do certificado de marca registrada. Além disso, nomes, logos e até mesmo a classificação de marca podem ser alteradas uma vez que similaridades são encontradas no estudo.

Leia o artigo da Cone Sul na íntegra e entenda como é feita a pesquisa no INPI, qual a sua importância e o porquê é importante manter uma assessoria durante e depois do pedido de registro.

Como fazer uma pesquisa no INPI?

Fazer uma pesquisa no INPI é fácil! O portal on-line da autarquia disponibiliza o serviço de consulta pública de marcas registradas para pessoas físicas e jurídicas.

Para iniciar uma busca, acesse o site do INPI, selecione o botão "Marcas", clique em "Busca" e insira seu login e senha. Caso você não tenha um cadastro na plataforma, clique em "Cadastre-se aqui"e insira seus dados pessoais.  

Fonte: Portal INPI - https://www.gov.br/inpi/pt-br (imagem disponível em https://drive.google.com/file/d/1Jaki4AOmyKro_Fx0tq6duODLsxjR795g/view?usp=sharing

Ao acessar a aba de pesquisa do sistema e-INPI, você poderá buscar pelas marcas pelo nome ou por variações fonéticas. Além disso, é importante saber em qual classe de Nice a marca está inclusa para que a busca seja mais direcionada.

Caso queira fazer a pesquisa usando o nome de uma marca, clique em "radical" e digite a expressão nominal em questão. Você terá acesso a uma lista de todos os negócios que possuem pedido em análise, registro concedido ou indeferido. 

Fonte: Portal INPI - https://www.gov.br/inpi/pt-br (imagem disponível em https://drive.google.com/file/d/1Ell2XPa53M3qrXwBOhTPBR8aL2FmAeW5/view?usp=sharing)

Para obter mais informações sobre cada marca, a fim de analisar similaridades com o seu negócio, clique sobre o número de processo e consulte a classe de Nice e as especificidades de produto ou serviço exercido. 

A pesquisa anterior ao requerimento de marca registrada no INPI é essencial para a construção de uma marca única e de caráter distintivo, características que facilitam o deferimento de pedido de registro pela autarquia responsável. 

Por que ter uma assessoria para fazer pesquisa no INPI?

Mesmo que qualquer pessoa possa pesquisar expressões e marcas no INPI, especialistas em marcas e patentes, como os consultores e consultoras da Cone Sul, podem fazer uma análise minuciosa para que a sua marca seja o mais distinta possível dos negócios que já possuem a licença concedida pela autarquia.

Uma boa pesquisa é capaz de agrupar a busca de variações nominais e fonéticas, prefixos e classes de Nice para investigar se há marcas similares com propriedade de uso exclusivo. Se sua marca possui termos em outros idiomas, é fundamental pesquisar expressões em outras línguas. 

Por isso, se você quer uma investigação assertiva e que valorize a sua marca para que o registro seja deferido pelo INPI de forma mais célere e sólida, opte por contratar uma assessoria especializada para te acompanhar durante o requerimento de registro de marca.

Entre em contato com um consultor da Cone Sul e agende uma conversa! Além de reunirmos estudos sobre os pedidos de marcas de terceiros, os nossos assessores garantem um atendimento personalizado levando em consideração as necessidades de cada pedido.

Confira nossos canais e redes oficiais e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre como fazer pesquisa no INPI.

®®®®®®®®®®®®®®®


Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:


💻 Site Cone Sul

💻 Facebook

💻 YouTube

💻 Instagram

💻 Linkedin

💻 Nossa localização


®®®®®®®®®®®®®®®


#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca #mei #microempreendedorindividual #microempreendedor #novosnegocios #empreendedor #protejaoseunegocio #marca #patente #pequenonegocio #conesul #conesulmarcasepatentes #pequenasmepresasgrandesnegocios

Ainda tem dúvidas?

FALE COM UM CONSULTOR