Como saber se o pedido de registro de marca foi aprovado?

Como saber se o pedido de registro de marca foi aprovado?

Como saber se o pedido de registro de marca foi aprovado?

Entrar com o pedido de registro de marca é um passo importante para garantir a exclusividade e o resguardo jurídico quanto à propriedade diante do mercado e dos concorrentes. 

Geralmente, o processo de análise e deferimento dos pedidos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) leva de um a dois anos, e o acompanhamento do requerimento é fundamental para não perder prazos ou taxas obrigatórias. Além disso, ficar de olho em possíveis manifestações de terceiros também é essencial.

Para entender quais são os passos para verificar o status do requerimento e como saber se o pedido de registro de marca foi aprovado, leia o artigo e assista o vídeo da Dra. Vanessa Albuquerque, advogada e sócia da Cone Sul.

Etapas para análise de requerimento de exclusividade no INPI

A avaliação de um pedido de marca registrada no INPI é feita em várias etapas, sendo essencial que o titular saiba quais são elas para ficar atento a eventuais 

Após o primeiro cadastro do pedido na plataforma do INPI, o titular deve pagar a GRU para prosseguir com a análise do Sistema e-Marcas, preencher um formulário com todas as informações e características do negócio e enviar os documentos necessários. 

O exame pode levar alguns meses para ser finalizado, e por isso é importante acompanhar as atualizações do INPI para conferir se há algum processo que pode atrapalhar o deferimento do seu pedido.

Como saber se o pedido de registro de marca foi deferido?

Segundo o site oficial do Governo Federal brasileiro, para consultar se o registro de marca foi aprovado, basta acessar o site do INPI, através do acesso com login na aba de pesquisa da base de marcas, e procurar pela marca. O INPI, como autarquia, não notifica os titulares, portanto, é necessário verificar periodicamente as publicações oficiais.

Em caso de aprovação do pedido de marca registrada, o titular deve pagar a Guia de Recolhimento da União relativa aos primeiros dez anos garantidos pelo registro e à emissão da certificação da marca.

O que fazer depois do registro aprovado pelo INPI?

Após o deferimento do registro e pagamento da taxa obrigatória, o titular deve aguardar até dois meses para ter em mãos o certificado de registro de marca. Com esse documento você garante proteção da Lei de Propriedade Industrial (LPI), além do uso do ®, símbolo de marca registrada que revela a transparência e compromisso do negócio diante do mercado.

Para não perder prazos e ter uma aprovação mais célere do pedido, conte com a assessoria da Cone Sul. Nossa equipe é especializada em marcas e patentes e pode te auxiliar antes, durante e depois do pedido de registro do INPI.

Entre em contato com um consultor da Cone Sul e agende um bate-papo! Os nossos assessores garantem um atendimento personalizado levando em consideração a demanda de cada marca.

Fique atento aos nossos canais e redes oficiais para acompanhar os conteúdos exclusivos sobre o mundo da propriedade industrial.

®®®®®®®®®®®®®®®


Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:


💻 Site Cone Sul

💻 Facebook

💻 YouTube

💻 Instagram

💻 Linkedin

💻 Nossa localização


®®®®®®®®®®®®®®®


#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca #mei #microempreendedorindividual #microempreendedor #novosnegocios #empreendedor #protejaoseunegocio #marca #patente #pequenonegocio #conesul #conesulmarcasepatentes #pequenasmepresasgrandesnegocios

Ainda tem dúvidas?

FALE COM UM CONSULTOR