Criei um novo serviço para o meu negócio, preciso atualizar o registro do INPI?

Criei um novo serviço para o meu negócio, preciso atualizar o registro do INPI?

É natural que negócios e empreendimentos mudem e atualizem suas estratégias ao longo dos anos. São tantas novidades e ideais que surgem no mercado que muitas marcas optam por alterar ou adicionar serviços ou produtos oferecidos na construção de uma empresa. 

Entretanto, você já se perguntou se é possível adicionar ou retirar uma classe depois que o registro da sua marca foi deferido pelo INPI? Essa é uma informação fundamental para os empreendedores que gostam de inovar, uma vez que a possibilidade de um titular criar um novo serviço é um cenário provável.

Além disso, é importante compreender como o INPI lida com anotações e alterações na marca, na classificação de Nice e nos dados do titular. Confira o artigo na íntegra para entender se é possível modificar classes, serviços ou produtos no certificado de marca registrada.

É possível alterar dados e especificações depois que o registro de marca é deferido?

O maior detalhamento das características no registro pode ser benéfico para ampliar a proteção da marca diante da legislação. 

Geralmente, uma vez que um titular deposita o pedido de registro no INPI, a marca não pode mais ser alterada. Porém, segundo o Manual de Marcas do INPI, o requerimento de alteração ou anotação no registro serão aceitos nos casos de:

  • Erros na digitação da marca nominativa;
  • Erros na classificação da natureza da marca;
  • Adequação do elemento nominativo;
  • Retirada da parte irregistrável de marca em sede de defesa;
  • Exigência formulada em exame de pedidos contendo "acordo de convivência";
  • Exigência formulada em grau de recurso ou nulidade;
  • Alteração relacionada às classes e à especificação de produtos e serviços;
  • Alteração relacionada à classificação de elementos figurativos;
  •  Limitação ou ônus;
  • Anotação do alto renome;
  • Alteração de nome, razão social, sede ou endereço.

Se você quer alterar os dados cadastrais, como o e-mail, o telefone e o endereço do titular, do registro de INPI, basta requerer no formulário GRU, que está disponível no Portal INPI. É importante destacar que não é possível alterar o CPF ou o CNPJ.

Alteração da classe ou da especificação de produtos e serviços?

A retirada ou adição de produtos ou serviços no registro ou requerimento de registro de marca é uma alteração que pode ser feita pelo próprio titular por meio de uma petição de desistência (ou renúncia parcial) ou de ofício. É possível verificar qual o tipo de retificação necessária para pedir alterações no Manual de Marcas do INPI.

É essencial observar se os novos produtos ou serviços são adequados às classes solicitadas, visto que é importante categorizar de forma assertiva os detalhes das atividades exercidas por uma marca para ampliar a proteção concedida pela Lei de Propriedade Intelectual (LPI).

As solicitações de alteração de classe ou especificação de serviço ou produto serão aceitas quando a adequação ocorrer em função de especificações genéricas ou que incluam atividades ilícitas, quando contém indicação geográfica no Brasil e quando há a intenção de restringir a especificação ou classe inicialmente requerida.

Entretanto, é importante ressaltar que os requerimentos de alteração de classe ou de especificação que mudam o escopo do pedido primário de registro de marca não serão deferidos. 

Solicitar alterações pode prejudicar a proteção de uma marca?

Não prejudica a ação protetiva da LPI, mas o requerimento pode ser registrado em histórico para futuras análises, visto que ampliar ou alterar a especificação ou classe pode prejudicar outros titulares que têm marca registrada, ao modificar um precedente não impeditivo em impeditivo.

Com a assessoria da Cone Sul, você tem acesso a uma consultoria jurídica especializada em marcas e patentes que pode te ajudar a retificar alterações na classe e nas especificações de uma marca registrada. Além de reunir estudos sobre os pedidos de marcas de terceiros, os nossos consultores e consultoras garantem um atendimento personalizado levando em consideração as necessidades do novo requerimento.

Acesse nossos canais e redes oficiais e fique por dentro de  conteúdos exclusivos sobre como modificar dados do pedido ou registro de marca no INPI. Entre em contato com um consultor da Cone Sul e agende uma conversa!

®®®®®®®®®®®®®®®


Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:


💻 Site Cone Sul

💻 Facebook

💻 YouTube

💻 Instagram

💻 Linkedin

💻 Nossa localização


®®®®®®®®®®®®®®®


#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca #mei #microempreendedorindividual #microempreendedor #novosnegocios #empreendedor #protejaoseunegocio #marca #patente #pequenonegocio #conesul #conesulmarcasepatentes #pequenasmepresasgrandesnegocios

Ainda tem dúvidas?

FALE COM UM CONSULTOR