Diferença entre Marca e Slogan: Entenda de uma Vez por Todas!

Diferença entre Marca e Slogan: Entenda de uma Vez por Todas!

Quando empreendedores iniciam um novo negócio, é comum — e necessário —  buscarem fortalecer a identidade da empresa. Muitas vezes, no entanto, eles não entendem a diferença entre marca e slogan.

É verdade que esses conceitos estão relacionados, mas compreender o propósito de cada um é fundamental para a construção de uma imagem sólida. Afinal, a marca e o slogan podem ser suficientes para esclarecer aos clientes a personalidade da empresa.

Portanto, se você quer garantir uma impressão cativante diante dos consumidores, não deixe de avaliar com atenção o desenvolvimento desses atributos do seu negócio.

Neste artigo você vai entender de uma vez por todas qual é a diferença entre marca e slogan e por que são tão importantes. Confira!

Qual é a diferença entre marca e slogan?

A essência desses conceitos são convergentes. Porém, podemos estabelecer uma relação de hierarquia entre eles, tudo em função da identidade da empresa.

Assim, o slogan é como um componente da marca, servindo de referência para outros atributos mais sutis da identidade do negócio.

Por isso, embora seja muito importante, podemos dizer que o slogan não é realmente fundamental para a empresa. Entretanto, sem uma marca, é como se a empresa nem existisse.

Vejamos a seguir os dois conceitos de uma maneira mais abrangente e como eles se relacionam.

Marca

Pense em um refrigerante. É bem provável que a cor associada ao refrigerante que você pensou seja vermelha.

Agora, pense em uma lâmina de barbear. O que vem à sua mente? Não seria estranho se fosse uma marca específica, mesmo porque Gillette já se tornou sinônimo do produto.

Da mesma maneira, essa metonímia acontece com muitas outras marcas. É como a Pullman, que se confunde com pão de forma, ou Bombril, que se confunde com palha de aço.

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer algo como "eu faço Danone natural em casa", querendo se referir ao iogurte.

Esses são exemplos de marcas que se associam com os produtos. Se essa associação é boa ou não, vamos deixar esse esclarecimento para um próximo artigo.

Mas se engana quem pensa que uma marca é apenas o nome da empresa. Muito mais do que isso, uma marca bem estabelecida reflete todo o espírito do negócio.

Assim, a identidade da empresa é composta por uma série de elementos que devem ser trabalhados com muita atenção. Afinal, a firme presença de uma marca não se trata de sorte, mas de uma sinergia entre seus atributos. Entre tais fatores, podemos citar:

  • cores;
  • traços;
  • sonoridade das palavras;
  • relação com a proposta de solução;
  • afinidade com o público alvo;
  • cultura organizacional etc.

Slogan

O slogan, por outro lado, tem o objetivo de potencializar uma identidade já estabelecida. Ao associarmos uma frase à marca, temos uma âncora que nos ajuda a lembrar daquilo com que a empresa está envolvida.

Contudo, é preciso ter cuidado para construir referências positivas. Afinal, uma âncora não faz distinção da qualidade das relações que estabelece entre marca e produto.

A palavra slogan tem origem no gaélico escocês, significando exatamente "grito de guerra". Hoje, o termo é usado para se referir a bordões principalmente publicitários. A finalidade, como dissemos, é apresentar e fixar os valores de uma marca na memória dos consumidores.

Portanto, não é indispensável construir um slogan para o seu negócio. Mesmo assim, vale a pena considerar o poder que uma frase pode acrescentar à personalidade de uma empresa.

Apesar de sutil, certas expressões podem fazer toda a diferença na hora de escolher um produto entre as variedades disponíveis. Veja alguns exemplos de slogans fortes que sem dúvida alguma contribuem muito para a presença de suas marcas:

  • "É gripe? Benegrip!";
  • "Tomou Doril, a dor sumiu";
  • "De mulher para mulher, Marisa";
  • "Amo muito tudo isso" (McDonald's);
  • "Havaianas, todo mundo usa!";
  • "Deu duro, tome um Dreher";
  • "Passa Gelol que passa".

Por que esses conceitos são importantes para o seu negócio?

Certamente, agora está clara a diferença entre marca e slogan. Em suma, a marca deve incorporar toda a identidade da empresa. O slogan, por sua vez, busca fortalecer essa identidade e transmitir a impressão que se espera que o cliente tenha.

Mas, afinal, por que isso é importante? Vamos conhecer agora 3 razões fundamentais para considerar o desenvolvimento desses elementos com máxima atenção. Confira!

Fortalece a identidade do negócio

Nunca é suficiente repetir: a marca não é o nome da empresa, mas sua própria presença no mundo. Afinal, se formos ser absolutamente rigorosos com a verdade, a pessoa jurídica trabalha em função de um ideal.

Portanto, esse ideal deve ser forte o suficiente para que a atividade humana esteja além do indivíduo. Assim, uma marca bem estabelecida traz à tona a razão porque aqueles indivíduos se reuniram para executar tarefas planejadas.

Assim, uma personalidade bem definida é suficiente para criar a sinergia necessária ao funcionamento do negócio, dentro e fora das dependências da empresa.

Cria senso de comunidade

Uma empresa só pode funcionar com eficácia se seus gestores tiverem clara consciência do que ela deve produzir, como ela deve produzir e para quem ela deve produzir.

Assim, inclusive pela ótica de Peter Drucker, um dos maiores teóricos dos negócios de todos os tempos, a finalidade última de uma empresa é formar clientes.

Desse modo, se a marca é a própria empresa, como dissemos, um cliente é seu espelho. Mesmo porque um não pode existir sem o outro.

Em outras palavras, o cliente também deve sustentar a marca. Por isso, uma marca forte está sempre associada a um espírito tribal, um senso de comunidade.

Ou seja, a marca gera identificação de propósito, e todo gestor que levar isso em conta com toda atenção, com certeza verá máximos resultados nas atividades do negócio.

Contribui para campanhas de marketing

Finalmente, mas não menos importante, uma marca e slogan bem construídos são fundamentais para as campanhas de marketing da empresa.

Por um lado, esses conceitos direcionam todas as atividades da companhia, uma vez que refletem tudo o que é verdadeiramente importante para o negócio.

Por outro lado, essas definições podem ser excelentes fontes de criatividade para construção de boas campanhas. Um slogan interessante, por exemplo, pode ser suficiente para gerar todo um planejamento de conteúdo que engaja e vende.

Assim, os conceitos de marca e slogan, quando bem estabelecidos, destacam a empresa diante dos concorrentes, contribui para o posicionamento em relação aos consumidores e os move à ação de maneira efetiva.

Agora você já sabe qual é a diferença entre marca e slogan. Tenha isso em mente, em especial durante a construção do seu negócio. Afinal, como vimos, garantir sinergia em relação a esses atributos pode ser o fator decisivo para o sucesso.


A Proteção jurídica de um Slogan

Importante: a Lei da Propriedade Industrial não permite a proteção do slogan por considerá-lo uma expressão de propaganda. 

No entanto, este requerimento, mesmo que prevendo um futuro indeferimento no processo administrativo, vale a pena para comprovação de anterioridade de uso e impedir terceiros de utilização indevida.

Entenda que o requerimento de um slogan, mesmo que indeferido, caso assim ocorrer devido a não caracterização de marca, a data e hora do protocolo demonstrará o uso, e por outro lado a Lei confere proteção contra a concorrência desleal. 

Assim, a Lei não conferirá direito de Marca ao Slogan, mas protegerá contra a concorrência desleal.

O requerimento e o pedido de registro de Slogan, sim vale a pena e deve ser orientado para que seja requerido.


Agora que você já sabe o valor desses conceitos, que tal descobrir como registrar a marca da sua empresa?

Dra. Vanessa Albuquerque

®®®®®®®®®®®®®®®

Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:

💻 Site Cone Sul
💻 Facebook
💻 YouTube
💻 Instagram
💻 Linkedin
💻 Nossa localização

®®®®®®®®®®®®®®®

#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca

Ainda tem dúvidas?

FALE COM UM CONSULTOR