Em qual momento do negócio é indicado fazer o registro de marca?

Em qual momento do negócio é indicado fazer o registro de marca?

Qual o melhor momento para fazer o registro de marca?

 

Você já se perguntou quando é preciso dar entrada no registro de uma marca? Essa é uma dúvida frequentedos titulares de negócios, uma vez que a legislação não define um momentoempresarial para solicitar a proteção legal.

Confira o artigo e assista ao vídeo da Dra. VanessaAlbuquerque, sócia-advogada da Cone Sul, e entenda qual o melhor momento do negócio para fazer o registro de marca,assim como quais os critérios da Lei dePropriedade Industrial para deferir uma solicitação de proteção no InstitutoNacional da Propriedade Industrial.

 

O que uma marca precisa para serregistrada?

 

A Lei da Propriedade Industrial (LPI), responsável por ditara legislação de criações industriais, define quais são os requisitos para queuma marca seja registrada e tenha proteção jurídica contra uso indevido porterceiros e plágios.

Para que uma marca seja registrada, ela deve primeiroapresentar caráter distintivo, ou seja, elementos que a diferenciam de outrosnegócios; precisa apresentar novidade relativa, com objetivo de expressar umnome, sinal ou logo de forma nova; e precisar ser lícita e seguir as normasestipuladas pela LPI.

Portanto, antes mesmode solicitar o pedido de registro no órgão INPI, é necessário verificar ospormenores de um negócio para garantir que ele seja uma novidade, tenha caráterdistintivo, não use expressões de uso comum como elemento principal e siga asregras estabelecidas pela legislação. Caso seja diagnosticado que a marcaainda não está de acordo com esses critérios, não é recomendado a solicitaçãode proteção, já que o pedido pode ser indeferido e causar custos em vão.

 

Qual o melhor momento para solicitaro registro de marca?

 

Não há um momento empresarialdefinido na legislação para solicitar o pedido de registro, porém é possível sebeneficiar de um momento de estabelecimento e posicionamento de marca pararesguardá-la para fins de desenvolvimento de negócio.

A partir do momento que a possibilidade de perda do nome deuma marca ou do uso indevido de elementos do negócio por terceiros causa umcenário de instabilidade na performance da empresa, esse é um indício que suamarca precisa ser protegida para que o empreendimento não corra riscos nomercado.

Proteger o nome e a identidadevisual de um negócio vai muito além de só impedir que terceiros a utilizem, étambém uma medida que garante o fortalecimento da sua credibilidade, da suareputação e da relação com os clientes e parceiros.

Por isso, antes de solicitar o registro perante o INPI, éessencial fazer uma avaliação com profissionais especializados em propriedadeindustrial para garantir que sua marca está salvaguardada diante dosconcorrentes e do mercado de atuação.

O planejamento empresarial deve considerar o registro demarca como uma das prioridades para a consolidação de um negócio, portanto,organize-se e esteja preparado para dar entrada no processo de certificação depropriedade. A Cone Sul oferececonsultoria antes, durante e após o pedido de proteção de marca, entre emcontato para contratar a nossa assessoria!

 

Como dar entrada ao pedido deregistro  de marca no INPI?

 

Depois de avaliar todos os detalhes do negócio e definir que é o momento para solicitar o registro na autarquia responsável, o titular, em conjunto com uma assessoria especializada, deve se cadastrar no Sistema e-INPI,pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao serviço e preencher o formulário com dados do solicitante e conteúdo técnico sobre a marca.

Após enviar as informações para avaliação no INPI, deve-se acompanhar as atualizações da autarquia para verificar o cumprimento das exigências dos documentos, assim como eventuais interferências de terceiros. A decisão de cada processo é publicada na Revista da Propriedade Industrial(RPI), que é atualizada semanalmente, e oferece dados sobre os atos, despachos e decisões do sistema de propriedade industrial do Brasil.

Em caso de deferimento, o titular deve pagar a última GRU para garantir o primeiro decênio da marca e a emissão do certificado. Caso contrário, o titular pode contestar a decisão de indeferimento.

 

Todo esse processo pode ser mais célere e assertivo com a assessoria profissional da Cone Sul! Entre em contato com um consultor e agende uma conversa para dar entrada ao registro da sua marca!

®®®®®®®®®®®®®®®


Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:


💻 Site Cone Sul

💻 Facebook

💻 YouTube

💻 Instagram

💻 Linkedin

💻 Nossa localização


®®®®®®®®®®®®®®®


#registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca #mei #microempreendedorindividual #microempreendedor #novosnegocios #empreendedor #protejaoseunegocio #marca #patente #pequenonegocio #conesul #conesulmarcasepatentes #pequenasmepresasgrandesnegocios

Ainda tem dúvidas?

FALE COM UM CONSULTOR